Aqui você aprende Chinês
Oi China
(21) 2252-0008 | 98181-5968
Escrita da língua Chinesa
O caracter chines 马
(cavalo) em estilo caligráfico.

Os caracteres chineses (hanzi) evoluíram dos desenhos e sinais formando a arte da caligrafia, independente do processo da escrita. O que os calígrafos usam é papel, pincel e tinta e o que escrevem são linhas, entretanto, essas linhas se dividem em várias formas caligráficas e estilos artísticos.

Em quase todas as dinastias da China surgiram calígrafos famosos. A arte e o estilo da caligrafia de cada um constituía a representação típica de uma dinastia. O famoso calígrafo Wang Xizhi, da dinastia Jin do Leste, foi chamado de "santo dos calígrafos". Sua escrita cursiva, bela e majestosa, vivaz e vigorosa, era estimada por todos. Seu filho Wang Xianzhi fazia a caligrafia dos caracteres chineses mais distinta.

A dinastia Tang marcou um período de esplendor da caligrafia da China com Ouyang Xun, Zhu Suiliang, Yan Zhenqing e Liu Gongquan como representantes, suas obras são até hoje modelos de caligrafia. As obras do grande calígrafo moderno Wu Changshuo se destacam pelo estilo conciso e fluido e as estruturas variadas. O alígrafo incrustou caracteres nas pinturas formando sua própria forma de caligrafia e pintura.



Atualmente, não se usa muito o pincel, entretanto, a caligrafia, como arte, é praticada por muita gente. Procura-se escrever caracteres regulares e belos e mostrar as modalidades imponentes da caligrafia dos caracteres chineses.
A Associação de Calígrafos da China e os grupos locais de diferentes níveis desenvolvem sempre atividades. Inclusive em algumas universidades, instituições e empresas existem grupos de calígrafos. Através de discussões, exibições e reuniões, os calígrafos e conhecedores realizam trocas mútuas.

A caligrafia chinesa é como uma rara e exótica flor na história de civilização e é uma preciosidade sem igual na cultura Oriental. Graficamente, é comparada a pintura em sua habilidade para evocar emoção através de uma rica variedade de forma e desenho. Como arte abstrata, exibe o rítmico e harmonioso fluxo da música. E de um ponto de vista prático, é um idioma escrito.




Todos os direitos reservados - oichina.com.br © 2016 - Desenvolvimento: Bah Soluções